Terapia Floral

Terapia Floral na Psicoterapia

A psicoterapia em geral tem por objetivo auxiliar o paciente a assumir o controle de sua vida e responder às situações desafiadoras de forma mais assertiva. O processo psicoterapêutico é colaborativo, de modo que terapeuta e paciente continuamente identificam problemas, definem objetivos, e alteram os planos de tratamento.

Além da abordagem que norteia meu trabalho, costumo fazer uso do floral, um excelente coadjuvante nos tratamentos psicológicos e psicoterápicos, tanto no afrouxamento dos mecanismos de proteção do indivíduo como na promoção de catarse, trazendo subsídios importantes, a fim de serem trabalhados na relação paciente-terapeuta.

Terapia Floral

Terapia Floral: para quais tratamentos é indicada?

Os resultados efetivos da terapia floral têm sido comprovados não só pelos especialistas da área, mas também por uma ampla gama de profissionais como médicos, dentistas, pedagogos, entre outros. É utilizada no tratamento de medos, pânico, traumas, TOC, compulsões, carências emocionais, irritabilidade, depressão, insegurança, autoritarismo, apatia, desatenção, dificuldade de aprendizado, humor instável, entre outros.

Nesta aliança dos florais com a psicologia é possível vislumbrar mudanças significativas no ser. Sob uma escuta terapêutica, possibilita o indivíduo à compreensão de suas emoções e padrões de comportamento com maior clareza, despontando para uma via de equilíbrio e desenvolvimento emocional.

“Não tenhamos medo de mergulhar na vida. Estamos aqui para ganhar experiência e conhecimento, e pouco aprenderemos se não enfrentarmos a realidade e dermos o máximo de nós mesmos. Tal experiência pode ser adquirida em qualquer lugar, e as verdades da natureza e da humanidade podem ser conquistadas tão efetivamente, ou até mesmo mais, numa casinha de campo, tanto quanto em meio ao tumulto da cidade grande.”